NL Hold’em pelos Números

Por Andy Bloch

Eu tenho examinado muitas questões sobre estratégia do pôquer, desde as mais simples até as mais avançadas. Algumas são fáceis, mas outras envolvem um nível de matemática que me coloca em dificuldades para resolver sozinho, de cabeça. Quando isso acontece, eu confio nessas ferramentas grátis para calcular a probabilidade de ganhar a mão.

Aqui temos um exemplo baseado em uma mão postada em um site da Web que eu frequento:

Nosso herói estava jogando on-line uma mesa de NL de baixo valor, com $0.25-$0.50 de blinds. No começo da mão, ele tinha $44. Ele recebeu Ad-Td e subiu a aposta para $2. Ambos os jogadores que estavam nos blinds chamaram. O flop trouxe Kd-Jd-2c, dando para nosso herói um flush draw. O big blind sai apostando $2. O herói eleva para $4, o small blind paga e o vilão (no big blind) vai all-in que, caso seja pago, custará o restante das fichas do nosso herói.

Nosso herói deveria chamar com os últimos $38 dele? Vamos assumir que o terceiro jogador jogará fora as cartas. Se nosso herói fosse chamar e ganhar, ele iria para $94 (os $18 do pote, mais os $38 dele e os $38 do oponente dele). Se ele ganhar a mão quatro vezes em 10, em média ele teria $37.60 depois da mão ($94 multiplicados por quatro e dividido por 10). Em pôquer, é longo prazo que importa e, assim, ele só deveria chamar se a probabilidade dele ganhar for maior que 40%. Agora ele precisa entender como calcular a probabilidade dele ganhar a mão.

O primeiro passo é pôr o oponente dele em uma gama de mãos. Às vezes, você pode entender exatamente o que seu oponente tem que ter pela aposta que ele faz ou por algum gesto. A maioria do tempo, você tem poucas informações. Nesta situação, presumimos que o outro jogador tem uma mão muito forte, mas há uma chance dele estar blefando ou semi-blefando.

A mão mais forte que nosso herói poderia estar enfrentando é trinca de reis. Ele teria 11 cartas para ganhar o pote – todas cartas de ouros menos o 2 mais as 3 damas restantes. Mas até mesmo se nosso herói fizer o flush ou a sequência dele, o vilão ainda poderia ganhar fazendo um full house ou quadra com a última carta. Eu poderia calcular a probabilidade à mão, mas eu não preciso.

Eu vou à Internet e uso uma das muitas calculadoras de odds. Coloco “Kd Jd 2c” no board e “Ad Td” e “Ks Kc” em “player hands”. O resultado diz que Ad-Td ganha em 34% das vezes – menos que os 40% necessários. Se nosso herói sabe que o oponente dele tem trinca de reis, ele deveria jogar suas cartas fora. As probabilidades para as outras trincas são as mesmas.

Mas e se ele estiver contra dois pares – tipo reis e valetes? Usando a calculadora de pôquer novamente, a probabilidade dele ganhar seria 44%. Isso é o bastante para fazer um call correto. Nosso herói também poderia estar contra outros dois pares que ele bateria um pouco menos freqüentemente (42%) ou A-K (46%). Ele poderia até mesmo já estar à frente se ele estiver contra um vilão agressivo que semi-blefaria com mãos tipo Q-T (81%) ou Qd-9d (82%).

Tendo calculado as probabilidades de ganhar, nosso herói é agora levado para a parte subjetiva da resposta, tendo que adivinhar as probabilidades do que o vilão tem. Eu diria que é duas vezes mais provável que o vilão tenha dois pares, ou A-K, ou até mesmo alguma mão mais fraca, do que uma trinca. E eu diria que talvez em 5%-10% do tempo, Ad-Td está realmente à frente da mão do vilão. Eu teria chamado baseado nessas informações.

Nosso herói chamou e o vilão abriu K-J, dando para nosso herói 44% de chances de ganhar a mão. O turn abriu um 2d, mas o river mostrou outro valete e o flush do nosso herói perdeu para o full house do vilão. A carta do river foi muito dura, mas nosso herói não deixou de fazer o jogo correto.

É bom conhecer os números, mas é igualmente importante saber como chegar até eles. E se você usa as ferramentas disponíveis sempre que você não está seguro, começará a se lembrar dos números quando precisar deles na mesa. Toda ferramenta em sua caixa de ferramentas lhe colocará um passo mais adiante no domínio do jogo de pôquer.