A teoria do Poker – Parte 15

Por HBELLO27/11/2006


SLOWPLAYING

Como vimos no último capítulo, “check-raise” é uma jogada em que se disfarça uma mão para se dar “raise” na mesma rodada de apostas. É possível que se vença o pote no momento em que se aplica o “check-raise”, ou no mínimo diminuir a quantidade de oponentes para um ou dois que é o que se deseja nesse caso.

SLOWPLAYING VERSUS CHECK –RAISING

“Slowplaying” não é a mesma coisa. É disfarçar uma mão num “round” de apostas em detrimento de apostar forte num próximo “round”. Um “slowplaying” típico é dar “check” caso não haja apostas ou apenas “call” ao invés de “raise”. Em outras palavras, você não dá ação a aquela mão além do necessário para continuar no pote. Você não demonstra nenhuma força da sua mão com suas atitudes.

Quando se usa o “check-raise” o que se quer é diminuir o número de oponentes, mas quando se joga “slowplay”, o que se quer é manter o máximo de jogadores possíveis no pote, esperando-se atrair o máximo de apostas deles como resultado de seu “disfarce”. Obviamente, desde que você não está preocupado em ter muitos oponentes no pote e em lhes permitir ver cartas gratuitas, você deve ter uma mão extremamente forte. Muito mais forte do que as que se usa o “check-raise”. No hold’em pode ser uma trinca no flop sem possibilidades de quedas para seqüência ou flush.

REQUIREMENTS FOR SLOWPLAYING

Na maioria dos casos, para um “slowplay” ser correto, todos os fatores abaixo devem acontecer:

1) Você deve ter uma mão muito forte
2) A carta gratuita ou “barata” que você está permitindo seus adversários verem deve ter grande possibilidade de dar a eles a segunda melhor mão.
3) A mesma carta gratuita deve ter uma chance mínima de dar a algum de seus adversários uma mão melhor do que a sua, ou uma queda para uma mão melhor do que a sua.
4) Você deve ter certeza de que irá expulsar seus adversários caso mostre agressividade, mas terá uma boa chance de ganhar um pote grande caso não o faça.
5) O pote não deve estar muito grande ainda.

Quando se joga “slowplay” dando a seus adversários “cartas gratuitas”, você quer que eles façam suas mãos para que se tenha mais ação no pote quando você apostar. Com uma trinca e uma queda para flush por exemplo, deve se apostar, pois há uma grande chance de o seu adversário conseguir um flush

Os oponentes sempre irão estar menos dispostos a pagar uma aposta quando o pote é pequeno do que quando ele é grande. À medida que o pote vai crescendo vai ficando cada vez menos apropriado o uso do “slowplay”. A razão é que seus oponentes irão ter pot odds cada vez maiores.

Como seus oponentes ficam comprometidos com o pote à medida que ele cresce, não é necessário jogar “slowplay” para mantê-los na mão.

Você não deve também jogar “slowplay” quando através do bordo está óbvio o quão forte é sua mão. Muitos jogadores irão saber o que você está fazendo e não irão pagá-lo quando você apostar.

Quando se está jogando “slowplaying”, você está dando a seus oponentes cartas baratas ou gratuitas. O teorema fundamental do poker sugere que essa jogada é incorreta a não ser que sua expectativa de lucro num round de apostas futuro seja maior do que seu lucro caso aposte num round inicial.

Em outras palavras, seu disfarce deve ter mais “implied value” do que você ganharia apostando imediatamente. Ao mesmo tempo é importante que quando os oponentes pagarem no último round de apostas, após terem a carta gratuita ou barata, eles não tenham tido odds suficientes para faze-lo.

Ironicamente tende-se jogar “slowplay” com mãos excelentes, mas não com a melhor mão (nuts). Com a mão “nuts” que é a melhor possível para aquele pote, deve-se apostar e dar “raise” imediatamente no caso de alguém ter uma mão forte também. Não cometa o mesmo erro de um amigo meu, que “flopou” um straight flush e ficou abrindo “check” tentando jogar “slowplay” e assistiu seu adversário fazer o mesmo (check) com um flush com ás na mão.

SUMMARY

Slowplaying é uma maneira extremamente eficiente de ter um bom “value” para suas mãos fortes, mas desde que você esteja dando cartas gratuitas a seus oponentes, você deve usar essa manobra com cuidado. Você deve ter uma mão muito forte. Não se deve usar o “slowplay” quando é óbvia a força da sua mão ou quando o pote é muito grande. Não se deve usar essa manobra também quando uma carta gratuita tiver uma grande chance de fazer com que seu oponente caso a consiga, faça uma mão melhor do que a sua. Essencialmente um bom “slowplay” acontece quando o adversário consegue a mão que ele estava esperando fazer, mas essa mão é a segunda melhor. Ou seja, eles conseguem uma “queda morta”.