Apostando Antes do Flop: JJ no UTG com Reads

QUER TER UMA JOGADA SUA COMENTADA AQUI NO CDP? MANDE PARA A GENTE.
Envie o hand history e seus comentários para clubedopoker@clubedopoker.com

Por Dan Harrington

Situação: Estágios iniciais de um satélite de mesa única. O jogador C é muito agressivo, dando check-raises e aumentando qualquer tentativa de roubo. O small blind tem um estilo similar.

Sua mão: J( h ) J( d ) 

Ação: Você é o primeiro a falar.

Pergunta: Call ou raise?

Resposta: A jogada padrão é colocar um raise de bom tamanho (três a cinco vezes o BB). A verdadeira pergunta aqui é se a presença de dois jogadores agressivos atrás faz com que você apenas pague na esperança de que um deles tentará roubar o pote, e assim você poderá voltar um 3-bet depois.

É uma jogada criativa, mas definitivamente não é uma boa idéia. O perigo de que seu call apenas induza vários calls depois de você é muito grande, e essa seria a pior situação possível com os valetes, ou seja, enfrentar um grupo de limpers fora de posição.

Apenas dê um raise de bom tamanho e deixe os jogadores agressivos decidirem o que fazer.

Ação: Você aumenta para $100 e todos correm.

COMENTÁRIOS

Leonardo Rodrigues – 05/01/09 Bem, eu estou acima da média de fichas e uma mão boa. Um raise entre 3-4 big´s deve ser um boa jogada, maximizando meus lucros em virtude dos jogadores agressivos da mesa. Raise.

Musician007 – 05/01/09 Raise, pelos mesmos motivos já comentados pelo Leonardo.

fish – 05/01/09 insta raise

Ulisses – 05/01/09 Só salientando, acho q um raise pra 4~5BB espanta mais mãos marginais do 3~4BB, fora isso concordo com o acima

Pablo Werneck – 05/01/09 ja que temos 2 adversarios agressivos na mesa, eu daria call esperando raise e dependendo do raise voltaria de reraise.

Marlon – 06/01/09 Discordo do ponto de vista do Pablo pois umm JJ pra fazer limp/3bet eh bem ruim pois vc corre o risco de nao proteger a mao e JJ eh bem vuneravel em um pf todo em limp. Um raise seria o mais correto, vendo que limp/call eh mt passivo

Douglas Rosso – 07/01/09 Raise de 3 ou 4 bet com certeza, é preciso sentir a mesa e espantar mãos marginais.

.:Ken:. – 07/01/09 raise 5~6bb. com dois players agressivos na mesa é necessário demonstrar uma certa força na mão mesmo q JJ seja demais vunerável. sinceramente nesse estágio eu foldaria JJ. é início do SG, é mesa única, to acima da média… não tem o pq arriscar com uma mão \”marginal\” – JJ fora de posição com dois players agressivos dpois d mim tornam essa mão marginal a meu ver. mas como não tem essa opção… ^^

André – 07/01/09 Just call, como o Pablo falou, pois além de tudo estamos com os blinds bem baixos, estágio inicial. talvez não seja a hora de empurrar com essa mão… por enquanto… com blinds mais altos com certeza raise 3x

Juninhu_rp – 07/01/09 o call aí acho horrível…você tem uma mão muitas vezes marginal pós-flop e tem que tentar extrair o máximo pré-flop ao mesmo tempo tentar isolar-se…de preferência com os jogadores agressivos…acho que eu vou de raise e call pra 3bet…e analisaria as outras streets…

juninhu_rp – 07/01/09 sinceramente…acho muito NIT foldar JJ sem que a mão tenha nenhum raise…e discutindo o valor do raise…acho que 5-6 é muita coisa…pois fica dificil foldar pra 3 bet dps…acho que 4-5 é o ideal pois isola e dá uma FE boa…

Case – 08/01/09 limp, se aumentarem volto all-in

Urubatan – 08/01/09 Call com certeza! Jogadores muito agressivos pedem atitudes mais cautelosas nas estratégias. Sem contar que o fato de serem agressivos não é necessariamente sinal de que tem mãos ruins.

Urubatan – 08/01/09 Eu garantiria primeiramente o Flop normalmente e aumentaria se as informações fossem favoráveis, pois como um amigo disse, JJ é vulnerável para segurar um all-in.

O Amigo – 09/01/09 Jogo vários torneios em diversos clubes e me chama a atenção a empáfia da maioria dos jogadores. Sempre um acha que sabe mais do que o outro, quer mostrar isso e fica babando o que faria. Aqui a idéia é dizer o que faria e por isso respeito claro. Essa mão é típica de duas opções. Talvez uma seja 60% melhor. Mas nada pode ser descartado, a não ser foldar, que assim mesmo respeito se o cara for mais cauteloso. Eu daria raise mesmo com jogador agressivo, mas não descarto call. Depende do estilo.

O Amigo – 09/01/09 A idéia deve partir sempre do estilo do cara. Não adianta querer dar raise se o jogo do cara é de cautela. E não adianta dar call, se o cara é agressivo. Prefiro o estilo que chamo de cautesssivo. Ponderar a situation. No caso, dou raise 3-4BB e aguardo a ação do agressive. Se ele der re-raise ai avalio, mas se ele der call, penso que estou melhor, a não ser que seja uma trap. Mas vejam que o pot é porco e um call cauteloso não seria nada mau. Depende da cafeína.

Grossi – 11/01/09 Uma vez que temos esses jogadores agressivos na mesa, a opção de call é interessante, pois a chance de um deles aumentar é grande e com isso você consegue na primeira rodada estudar as apostas do adversários, tendo a possibilidade de aumentar a aposta ou dar um call depois.

Dibiesto – 12/01/09 raise de 4 BB. Casa ele volte 3-bet eu daria 4-bet facil.

Chaguinha – 12/01/09 Raise padrão de 3~5BB. Essa leitura não influencia minha jogada por enquanto. Caso eu tome um reraise de um deles, volto logo a casa. De outros eu pago e vamos ao flop.