Curso de Texas Holdem

A partir de agora serão necessários vários tópicos com notações das cartas. Usaremos a notação em Inglês para facilitar comparações com diversas outras notações que você encontrará nos sites de Poker e mesmo quando participar de eventuais chats em inglês com diversos parceiros que irá enfrentar.

As cartas e seus símbolos:

Aces A Ases
Kings K Reis
Queens Q Damas
Jacks J Valetes
Tens 10 Dez
Nines 9 Noves
Eights 8 Oitos
Sevens 7 Setes
Six 6 Seis
Fives 5 Cincos
Fours 4 Quatros
Threes 3 Três
Twos 2 Dois
Os Naipes e seus símbolos:

Spades s Espadas
Hearts h Copas
Diamonds d Ouros
Clubs c Paus
Lembrete:

Baralho= Deck
Cartas= Cards
Naipes= Suits

Hold’em na profundidade – Existem, literalmente, alguns milhões de combinações possíveis de mãos no poker. No Hold’em, consideramos realmente somente 169 combinações diferentes de duas cartas. Esse número, naturalmente, supõe que uma mão como Kh Qh é o equivalente de Kd Qd. Se três cartas de ouros aparecerem no Flop, o Kd Qd seria significativamente mais valioso do que Kh Qh. Mas o futuro não pode ser previsto nem controlado, e estas duas mãos têm o valor idêntico antes do Flop.

Iniciando as mãos cada uma das 169 combinações cabe dentro de uma das cinco categorias: os pares, cartas com conexão, conectores de mesmo naipe (suited connectors), cartas sem conexão, ou cartas sem conexão do mesmo naipe. Cinco categorias – isto é tudo com que você tem que se preocupar até aqui.

Se você não receber um par, suas cartas serão do mesmo naipe ou de naipes diferentes. Também poderão ser conectadas ou abertas (com Gaps). Os exemplos dos conectores são K-Q, 8-7, e 4-3. As cartas abertas, sem conexão podem ter espaçamento de uma, duas, três ou mais entre seus valores, e incluíram as mãos como K-J, 9-6, 5-2, ou 9-3.

Pequenos Gaps fazem mais sequências – Como regra geral, menor o Gap, mais fácil é fazer uma sequência. Suponha que você tenha 10-6. Sua única possibilidade de sequência é 9-8-7. Mas se você tiver 10-9, você pode fazer sequência com K-Q-J, Q-J-8, J-8-7, e 8-7-6.

Para cada regra, entretanto, há exceções. Uma mão como A-k pode fazer somente uma sequência. Necessita casar um Q-J-10. Um A-2 está no mesmo barco, e necessita de 5-4-3. Embora conectadas, cada uma destas mãos pode fazer somente uma sequência porque estão nos limites do spectrum.

Há outras exceções: K-Q pode fazer somente duas sequências, conectando com o A-J-10 ou o J-10-9, e 3-2 estão em situação similar. Os únicos outros conectores limitados são Q-J e 4-3. Estas duas mãos, cada uma podem fazer três sequências. O Q-J necessita A-K-10, K-10-9 ou 10-9-8. Não pode fazer uma quarta seqüência porque não há nada acima de um A. Os 4-3 são confinados similarmente porque não há nada abaixo do As. Mas todos os outros conectores podem fazer a seqüência de quatro maneiras, e esta é uma vantagem grande sobre cartas com gaps de um, dois, três valores entre si.

A menos que você seja afortunado o bastante, envolver quatro cartas em torno de uma de suas cartas separadas não é indicado, pois não há maneira dessas cartas fazerem uma sequência. Mas não se preocupe muito com isso. Se você seguir os conselhos deste curso, raramente irá ao jogo com mãos de duas cartas com quatro Gaps ou mais, a menos que essas cartas sejam do mesmo naipe, e tão somente sob circunstâncias muito favoráveis.

Cartas espaçadas (gapped cards) – As chamadas gapped cards, em geral, não são tão valiosas quanto as com conexão, por causa de sua dificuldade em fechar sequências. Mas se você tem uma queda para fazer um flush, não há nenhuma necessidade de se preocupar com o gap. Apesar de tudo, um flush feito com A 6 é tão bom quanto um flush feito com AK, embora A-K seja mais valioso por outras razões. Supondo que o flush não venha, você pode fazer uma sequência com A-K e não pode com A-6.

Você também pode ganhar se cair um A ou um Rei. Se Flopar um A, você terá um par de Ases com um Kicker 6 e, facilmente, poderia perder para um oponente que tenha um As com companheiro maior que seis. Entretanto, qualquer par que você fizesse com A-K seria o par superior com o melhor Kicker possível.

Jogando por último é uma vantagem grande – Jogar numa “later position” é uma vantagem grande, pois você pode ver o Flop independente da mão que você tenha. Se você for o dealer, você tem a vantagem de saber quantos jogadores permanecem no pote e em ver como cada um deles agiu durante cada rodada de apostas. Esta é uma grande vantagem, até porque em algumas mãos se joga melhor com muitos oponentes, quando em outras se joga melhor com um número menor de adversários.

Na “later position” você poderá supor quais de seus adversários têm jogos fortes pela natureza de suas apostas. Quanto mais tarde você joga, mais informação estará a sua disposição e o poker é um jogo de informação – informação incompleta, para ser certo, mas não obstante é um jogo de informação.

Mãos para começar – Algumas mãos são tão fortes que podem ser jogadas em qualquer posição. Você não começa com estas mãos muito frequentemente, mas quando as tem é favorito para levar o pote.

Em um jogo típico de baixo-limite, você geralmente pode jogar qualquer par a partir de sete mesmo numa “early position”, assim como 12 combinações de cartas do mesmo naipe e seis combinações de naipes diferentes.

Você pode jogar na Early Position

Pares: de 7 a A (Setes até Ases)

Do mesmo Naipe: A – K, A – Q, A – J ou A – 10
K – Q, K – J, ou K – 10
Q – J ou Q – 10
J – 10 ou J – 9
10 – 9

Naipes diferentes: A – K, A – Q, A – J, ou A – 10 K – Q ou K – J

Quando você é o quinto, o sexto, ou o sétimo está na “middle position” e pode, com segurança, jogar pares menores tais como seis e cinco. Você também pode adicionar 10 mãos de cartas do mesmo naipe e quatro combinações de cartas de naipes diferentes ao seu repertório, caso ninguém tenha dado raise até sua vez de jogar.

Você pode jogar na Middle Position

Pares: Cincos e Seis

Do mesmo Naipe: : A – 9, A – 8, A – 7, ou A – 6
K – 9
Q – 9 or Q – 8
J – 10, J – 9, 10 – 9

Naipes diferentes: K – 10, Q – J, J – 10

Na “later position”, você tem a vantagem de estar atuando como último ou um antes dele. Nestes casos, pode acrescentar uma variedade de mãos ao seu arsenal. A maioria só deve ser jogada se o pote não for elevado. Além disso, você necessitará de bastante disciplina para desistir se o Flop trouxer qualquer coisa diferente de uma colheita abundante de cartas amigáveis.

Você pode jogar na Later Position

Pares: Quatros, Três e Dois

Do mesmo Naipe: : Ases com 5, 4, 3, ou 2
Reis com 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2
J – 7
10 – 7
9 – 7, 9 – 6
8 – 7, 8 – 6
7 – 6, 7 – 5
6 – 5
5 – 4

Naipes diferentes: K -9
Q – 9
J – 9, J – 8
10 – 9, 10 – 8
9 – 8, 8 – 7

Se você for novo no jogo, estiver jogando indiscriminadamente ou baseado no conceito de que qualquer duas cartas podem ser vencedoras, poderá pensar que estas recomendações estão demasiadamente conservadoras. Não estão. De fato, estão bastante frouxas. Uma mão tal como Kc 2c, é uma desculpa esfarrapada para ir ao jogo. Se Flopa um rei, é razoavelmente possível que alguma outra pessoa tenha um rei com um Kicker maior do que o seu. Se Flopa um dois, você se garantiu com o par mais baixo no placar. Mesmo se você é sortudo e Flopa um flush, não há nenhuma garantia que seja o maior flush na mesa.
Provavelmente o Flop melhor que você poderia esperar seria algo como Ac 2h 2s, que lhe dá trinca de dois com Kicker forte. Você tem também uma queda para um flush, e – mais importante – um As na mesa garante uma chamada de todos os oponentes que venham a ter um outro As.

Ainda, o Kc 2c e os lotes das outras mãos acima indicadas na “late position” são vulneráveis em vários sentidos, e se faz necessário algum grau de habilidade para navegar em águas turvas num pote de Hold’em como este.