Curso de Texas Holdem

Visão Geral

O Texas Hold’em é jogado normalmente com dez jogadores e sempre com um baralho inteiro sem os coringas. Os dois primeiros jogadores da mão são obrigados a fazer uma aposta no escuro – o primeiro (Small Blind), metade da aposta mínima; o segundo (Big Blind), a aposta mínima (que é estipulada antes do início do jogo e aumenta na mesma proporção em que o número de jogadores diminui). A cada mão, a banca roda em sentido horário, assim como essas duas apostas.

Cada um dos jogadores recebe duas cartas viradas para baixo. Todos olham as cartas e fazem suas apostas – quem começa é o jogador seguinte ao que fez a aposta mínima (Big Blind). Se você não gostou das cartas, pode “fugir” e não apostar nada. Se gostou e quiser entrar no jogo, pode “pagar” – e apostar o valor mínimo – ou, se gostou muito (ou estiver blefando), pode aumentar a aposta. Em qualquer momento, se alguém aumentar a aposta, os outros jogadores deverão pagar para poder continuar no jogo.

Três cartas comunitárias são viradas na mesa, com a face para cima. Elas são chamadas de “The Flop” e vão ser usadas por todos, de modo a combinar com as duas que cada jogador tem na mão. Quem ainda está no jogo pode desistir, “pedir mesa” (manter a aposta) ou aumentar o número de fichas. Mais uma carta, “The Turn”, é virada. Nova rodada de apostas. A última carta, “The River”, é colocada na mesa. Todos os jogadores que sobraram fazem as apostas finais. No fim, quem tiver a melhor combinação de cinco cartas – entre as sete possíveis – leva todas as fichas.

Esta série tem como objetivo iniciar jogadores no Hold’em e dar-lhes embasamento para se sentirem confortáveis jogando poker em cassinos ou pela internet. O Texas Hold’em é, dentre os jogos de Poker, o mais popular jogado em cassinos de todo o mundo.

Embora jogar bem requeira muita habilidade, Hold’em é aprendido facilmente e é enganosamente simples, por ser um jogo sutil e complexo.

Jogado tipicamente com nove ou dez jogadores numa mesa, é um jogo mais rápido que qualquer das modalidades de Stud Poker, conhecidos aqui no Brasil como “Stick Poker” ou Canadense. Texas Hold’em é também o jogo que mais cresce e já é a modalidade que define o Campeão do Mundo na série do mundo do poker, conhecida como WSOP.

Aqui apresentaremos um pequeno curso de Texas Hold’em para iniciantes. Você não será um perito, mas terá bastante informação para se defender em jogos não muito caros, denominados “lower-limit games”, (jogos de limites baixos nos valores das apostas).

Se você nunca jogou Hold’em – O Hold’em poderia ser visto como o Stick Poker de sete cartas, entretanto é completamente diferente. Nas sete cartas do Hold’em cinco são comuns a todos os jogadores e somente duas são próprias e escondidas para cada jogador. É mais difícil para um oponente “ler” suas cartas do que no Stick, seja o de cinco ou de sete cartas. Por exemplo, se você tiver um par de Valetes e seu oponente um par de noves, a presença de um par de cincos entre as cartas comuns dá a cada um de vocês dois pares. Neste caso você tem a melhor mão, a menos que um daqueles cincos ajudasse um outro oponente a fechar uma sequência, ou a alguém afortunado o bastante para ter os outros cincos em suas mãos.

As apostas cegas – Antes que as cartas sejam distribuídas, os primeiros dois jogadores à esquerda do “dealer” (quem está dando cartas) têm que pagar as chamadas apostas cegas. Em um jogo de $10-$20 Hold’em, as apostas são geralmente $5 e $10, (o primeiro é chamado de “Small Blind” e o segundo de “Big Blind”). Porque esses movimentos representam uma primeira aposta forçada, ambos os blinds poderão aumentar, mas somente depois de todos os demais jogadores terem decidido se participam ou não da referida mão. Ao contrário do Seven Stud, onde a posição é determinada pelos valores das cartas abertas de cada jogador, o jogador que for o dealer, age sempre por último em cada rodada de apostas do Hold’em.

A estrutura das apostas – No Hold’em são distribuídas duas cartas para cada jogador, que ficam escondidas para os demais jogadores. Acontece então uma primeira rodada de apostas, num momento denominado pré Flop. Os jogadores podem pagar ou aumentar a aposta cega, ou mesmo desistirem de suas mãos. A maioria dos cassinos permite uma aposta e três ou quatro aumentos por rodada, com uma exceção, que é quando somente dois jogadores ficam disputando o pote e, neste caso, não há nenhum limite no número dos aumentos permitidos.

Quando a primeira rodada de apostas se completa, três cartas comuns a todos os participantes são abertas na mesa – o chamado Flop. Este movimento é seguido por um outro round de apostas. Neste e nos demais rounds, os jogadores podem dar check (manter o valor da aposta), dar call (pagar aumentos), dar raise (aumentar) ou dar fold (desistir). Se houver algum aumento, qualquer jogador poderá dar reraise (aumentar em mais uma vez o valor do aumento feito). Este procedimento poderá ser realizado até no máximo a quarta aposta.

A quarta carta comum chamada Turn – Quando esta carta é colocada aberta na mesa, um outro círculo de apostas ocorre. Então, a quinta e última carta aberta é colocada na mesa, conhecida como River, e um último round de aposta se dá. A melhor mão usando todas a combinações de cartas, entre as escondidas na mão de cada jogador e as cinco comuns sobre a mesa, será a vencedora. Isto é tudo que acontece neste jogo.

Sabendo quando estar dentro e quando estar fora – Mesmo sabendo que é emocionante, excitante e agradável, você precisa saber algo antes de mergulhar seu dinheiro neste jogo – mesmo se o jogo for baixo-limite em casas de família.

Seguem alguns pontos a observar, antes de começar a jogar:

Hold’em se parece com o Stick Poker, mas se joga bastante diferenteA diferença principal é que 71% de sua mão estará definida no Flop. Você vê 71% por cento do que será sua mão já na primeira rodada em que aparecem as três cartas comuns.

Manter-se no jogo para o Turn e o River exige que você tenha uma mão forte, potencialmente ganhadora, ou uma boa razão para acreditar que apostar numa das rodadas futuras poderá fazer seus oponentes desistirem. Porque existem somente duas cartas adicionais distribuídas após o Flop, junto com o fato que as cinco cartas comuns, denominadas board cards, servem para todos os jogadores, há menos alternativas a favor nas duas cartas restantes do que no Seven Stud Poker.

As duas primeiras cartas são críticas – Você ouvirá freqüentemente a frase de que, em princípio, quaisquer duas cartas que se recebe no Hold’em podem ser ganhadoras. Esta frase contém uma verdade, mas que não é suficiente. A verdade inteira é esta: de todas as 169 combinações válidas para o Hold’em, entre duas cartas de um baralho quais as que são suficientemente fortes para serem ganhadoras em um número muito grande de eventos sucessivos e independentes? Isto quer dizer que algumas combinações são ganhadoras em maior vezes do que outras. Como em todas as formas de poker, você necessita estabelecer padrões.

Os jogadores que não os levam em consideração, fazem mau exame de seu efetivo potencial para verificar se são ganhadores em dada situação, perdendo mãos desnecessárias freqüentemente.

Posição, posição, posição – Há um ditado antigo sobre as propriedades imobiliárias que diz que “as três características mais importantes de toda a propriedade são posição, posição e a posição”. Em Hold’em também é: posição, posição e posição. Isto é tão importante que as mesmas duas cartas, na mão de um jogador sentado numa “early position”, podem ser cartas em que se deveria dar raise, caso o jogador se encontrasse numa “later position”.

Em um típico jogo com nove jogadores, a “early position” inclui ambos os Blinds mais os dois jogadores a sua esquerda. O quinto o sexto, e os sétimos jogadores a agir estão na “middle position”, e os oitavos e nonos jogadores estão na “later position”.

O Flop deve conter sua mão – não importa quão doces sejam suas duas primeiras cartas; um Flop desfavorável pode transformá-las nas piores cartas do mundo. Um conceito chave é que o Flop deve conter sua mão. Se o Flop não tornar sua mão forte nem oferecer uma grande possibilidade de ganho, você provavelmente deve desistir dela.

Suponha que você pagou a primeira rodada de apostas no pré Flop com As de ouros e Valete de ouros, e o Flop foi Dama de ouros, cinco de ouros e três de espadas: você não tem uma mão forte neste momento. O que você tem, entretanto, é uma mão com potencial extremamente forte. Se outra carta de ouros cair no Turn ou no River, você fará um flush – não qualquer flush, mas o melhor flush possível, porque seu As de ouros impossibilita qualquer um de fazer um flush mais elevado. Mesmo se você não faz um flush, mas vem a cair um As de outro naipe, sua mão poderá ser bastante para ganhar a rodada.

Depois do flop – Como regra geral, você não deve continuar além do Flop sem um par forte e uma carta lateral decente o suficiente para ser um bom Kicker (carta de desempate em caso de jogos iguais) ou então uma possibilidade de queda de flush ou sequência, tendo ficado no jogo pelo menos dois oponentes para assegurar-se de que o pote seja grande bastante para valer a pena o risco da empreitada.

Tipos de parceiros nas mesas – A pouca agressividade ou mesmo a passividade relativa exibida pelos jogadores são também importantes para definir se você pagará ou aumentará uma determinada aposta. A devida sensibilidade para o ambiente da mesa e como ele deve influenciar seu jogo somente pode ser obtida com muita experiência. Na ausência dessa experiência, jogue sempre com cuidado. Custa menos.

O sucesso em Hold’em exige que você seja paciente, tenha atenção máxima com relação à sua posição e saiba que as mãos boas são menos freqüentes do que as melhores mãos das demais modalidades de poker.